Mostra Abril Indígena

Em celebração ao Abril Indígena, o Polos de Cinema (projeto de extensão do Departamento de Educação e Tecnologias do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto) realizará uma pequena mostra de documentários e filmes relacionados a alguns aspectos da temática indígena brasileira.

mostra

A Mostra Abril Indígena do projeto Polos de Cinema será exibida entre os dias 25 de abril a 2 de maio de 2021 na sala do projeto na UFOP Aberta.

Como parte da Mostra teremos uma conversa ao vivo com o Cacique Jal da etnia Xucuru Kariri de Caldas/MG no dia 27 às 19h, transmitida pelo canal do Polos de Cinema no Youtube.

O Abril Indigena é o mês em que se busca destacar aspectos das causas indígenas no Brasil. A FUNAI propõe uma reflexão nacional, diante da qual cada região apresenta suas discussões complementares, de acordo com as demandas indígenas locais. Dessa forma, cada região convida órgãos governamentais, não-governamentais e toda sociedade para refletir sobre os desafios enfrentados pelas etnias localizadas nos mais diversos municípios do Brasil. O tema nacional do Abril Indígena em 2021 é etnodesenvolvimento.

Os filmes selecionados para a Mostra Abril Indígena do projeto Polos de Cinema são os seguintes:

  • Tupinambá - O Retorno da Terra - SINOPSE: Há mais de dez anos, os Tupinambá esperam a conclusão do processo de demarcação de sua terra. Nesse quadro, vêm realizando ações coletivas conhecidas como retomadas de terras, recuperando numerosas áreas no interior de seu território que estavam em posse de não indígenas. Por essa razão, têm sido alvos de criminalização e ataques violentos, tanto por parte do Estado brasileiro, como por indivíduos e grupos contrários à garantia de seus direitos. Para contar essa história, reunimos depoimentos e sequências gravadas em maio de 2014 na aldeia Serra do Padeiro, na Terra Indígena Tupinambá de Olivença, sul da Bahia (Brasil), assim como imagens de arquivo. No filme, a história de expropriação e resistência dos Tupinambá é narrada segundo a perspectiva dos indígenas, para quem a terra pertence aos encantados, as entidades mais importantes de sua cosmologia.
  • O Último Índio - SINOPSE: Quando a aldeia acaba, o velho pajé Tamai leva o último índio, o jovem Caiua, para viver com povo índio irmão. Durante o caminho vai ensinando Caiua, que vivia com os homens brancos, a ser índio de novo, mostrando costumes, valores e pensamentos sobre a vida e a integração com a natureza.
  • Aldeia do Cachimbo - SINOPSE: O documentário ALDEIA DO CACHIMBO revela os indígenas narrando a reconquista de seu território e partilhando o prazer da vitória, que é viver hoje juntos em uma mesma aldeia. O filme foi realizado em processo de cocriação, entre vários indígenas e três não indígenas que vivenciaram 15 dias na aldeia.
  • Waapa - SINOPSE: O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.