Sessão comentada remota do documentário "Onde Começa um Rio"

É com grande prazer que convidamos todos para a próxima sessão comentada remota promovida pelo projeto de extensão Polos de Cinema. De 03 a 14/10/2020, será exibido, comentado e debatido o documentário brasileiro Onde Começa um Rio através da sala do projeto na UFOP Aberta e com transmissão ao vivo no dia 08/10/2020 da análise do documentário feita pela professora Jaqueline de Grammont, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei e presidente da Seção Sindical do Andes-SN na instituição, a ADUFSJ.

 

Onde Começa um Rio

Sessão comentada pela professora Jaqueline de Grammont (UFSJ e ADUFSJ).

Cronograma da sessão comentada remota:

  • 03 a 14/10/20 - Documentário Onde Começa um Rio disponível para assistir na sala do Polos de Cinema na UFOP Aberta.
  • 08/10/20 - Transmissão ao vivo dos comentários da professora Jaqueline de Grammont (UFSJ) com debate.
  • 08/10/2020 a 14/10/20 - Disponibilização da gravação dos comentários e debate ao vivo na sala do Polos de Cinema na UFOP Aberta. Debate e resposta a dúvidas através do Fórum.
  • A partir de 15/10/20 - emissão e envio da declaração de participação para quem participou das três atividades da sessão (descritas acima) na sala do Polos de Cinema na UFOP Aberta.

 

Título: Onde Começa um Rio: Em defesa da universidade pública para todxs! (BRA, 2017)

Duração: 72'

Classificação etária: Livre

Direção: Julia Karam, Maiara Mascarenhas, Maria Cardozo e Pedro Severien Argumento

Sinopse: "Onde começa um rio" se volta para as ocupações estudantis universitárias durante a luta contra a PEC do Fim do Mundo (Projeto de Emenda Constitucional 55), no final de 2016. O filme desacelera as turbulências diárias para ouvir a voz dxs ocupantes, saber quem são, de onde vem, o que pensam, ouvi-lxs refletir sobre suas experiências, desejos, conflitos e leituras do país. Num trajeto que parte do interior de Pernambuco até o Distrito Federal, constrói-se uma narrativa a partir dos encontros com ocupantes que, com suas formulações e ações, quebram uma visão hegemônica tanto da universidade quanto da própria organização estudantil. Esse exercício de diálogo serve para que possamos entender e conhecer melhor as ocupações, sem a pretensão de dar conta de toda experiência plural, diversa e crítica vivida por milhares de estudantes em todo o Brasil."

Como participar: gratuitamente, através da sala do Polos de Cinema na UFOP Aberta com declaração de participação.

Participe na sala do Polos de Cinema na UFOP Aberta.