Junho é o mês da conscientização ambiental e nunca pareceu ser tão importante pautar este tema, como é agora, tendo em vista as inúmeras transformações que o planeta tem suportado. Quase que diariamente tem-se como “manchetes” de jornais noticias sobre tragédias ambientais, eventos decorrentes das mudanças climáticas como grandes queimadas vivenciadas por todo o mundo.
A educação ambiental é imprescindível porque os problemas ambientais são na maioria das vezes resultantes da ação inapropriada do homem. Frisa-se que o homem, como agente transformador e modificador da natureza precisa atentar ao seu papel no mundo, do qual vem resultando grandes catástrofes, mas também sua responsabilidade para atuar de maneira a mudar o impacto que tem causado no meio ambiente. É necessário que haja uma educação ambiental construída de forma participativa que resgate a comunicação entre os diversos setores da sociedade e que ocorra de maneira contínua de modo a criar um novo futuro ao planeta.
Há a necessidade de se buscar o resgate da relação “Homem x Natureza” de maneira que possam coexistir juntamente no planeta, de forma equilibrada e harmoniosa. Não se pretende imaginar que para isso é necessário que se prive o homem de se desenvolver, mas que se compreenda que o desenvolvimento deve ser sustentável, de maneira planejada e usando todo o avanço da ciência para minimizar seu impacto.
O projeto “Polos de Cinema” selecionou e indicará semanalmente durante o mês de junho um conjunto de filmes e documentários relacionados às questões ambientais, configurando uma pequena “Mostra do meio ambiente”.
Aqueles que participarem da mostra assistindo aos documentários a partir dos links disponibilizados em nossa sala na UFOP Aberta contarão com a possibilidade de emitir uma declaração de participação.
Se você tem curiosidade ou gostaria de se informar mais sobre este tema, participe em: https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=12